GPMC - Filtro de Segurança | Renan Rodrigues

Como primeiro post, vou falar sobre filtro de segurança do recurso GPMC.

Por diversas vezes já me deparei com cenários em que precisei aplicar uma GPO para vários usuários na rede. Por motivos organizacionais ou estratégicos, os mesmos não estavam localizados na mesma OU (Unidade Organizacional).

Como aplicá-la de uma forma que abranja apenas os usuários desejados e que estão localizados em diferentes OU's?

Caso você se depare com um cenário parecido algum dia, fica aqui minha dica. Utilize o Filtro de Segurança. Com certeza é a forma mais prática e correta de se fazer.

Como exemplo, imaginemos o seguinte caso:

Você cria uma GPO para deploy de suas impressoras na rede. A instalação é definida por setores, os usuários que estiverem no setor "A", devem ter instalado em seus computadores a impressora designada para o setor "A". Porém estes usuários estão localizados em diferentes unidades organizacionais em seu AD. Faça os seguintes procedimentos:

1º - Crie em seu AD um grupo do tipo "Segurança" com escopo "Domínio Local" (Dica - Para não bagunçar seu AD, recomendo criar uma OU específica para armazenamento de grupos desta finalidade);

2º - Adicionem neste grupo todos os usuários em que a GPO deve ser aplicada;

3º - Adicione o grupo no filtro de segurança da GPO que você criou, como no exemplo abaixo:



Observação: Aplique esta GPO em alguma OU "pai" assim ela vai aplicar por herança a todas as OU "filhos", onde os usuários estão localizados.

Pessoal, é isso ai. Se tiverem dúvidas podem deixar comentários que eu ajudo.

Obrigado, abraços.

Comentários