Resolução GPO - Instalação de Software | Renan Rodrigues


O Problema

Há algum tempo atrás, tive que instalar alguns softwares em minha rede através de GPO, atribuindo-os para computadores. Depois de configurar o compartilhamento com as devidas permissões e a política propriamente dita, é que o problema começou. Após reiniciar o computador, a instalação era iniciada mas sua conclusão fracassada.

Examinando os logs do Windows, pude constatar os seguintes registros:







A Causa

Na configuração da GPO, apontei o pacote .msi a ser instalado, da seguinte forma:

\\EndereçoIPservidor\DiretorioCompartilhado\Pacote.msi
Exemplo: \\10.10.1.10\deploy$\vnc.msi

A Resolução

Basta apenas indicar o caminho do pacote msi da seguinte forma no momento da configuração:

\\HostnameServidor\DiretorioCompartilhado\Pacote.msi
Exemplo: \\2k3pdc\deploy$\vnc.msi

Motivo do Problema com Endereço IP

A resposta é por esta configuração de segurança em específico, do Internet Explorer:



Quando determinado endereço não esta adicionado à Zona Confiável ou Intranet Local, o mesmo é submetido as configurações de segurança da Zona da Internet. Em específico ao nosso caso, esta zona exige confirmação do usuário para execução de qualquer aplicativo considerado não seguro.

No momento em que indicamos o Hostname no lugar do endereço IP, o mesmo foi caracterizado como um caminho UNC. Passando assim, a ser detectado automaticamente como Intranet:



Nesta zona, a configuração anteriormente passada, fica desta forma:



Apenas por curiosidade, executei um aplicativo através de um compartilhamento de rede. Na imagem abaixo, ao lado esquerdo, acessei o compartilhamento através do endereço IP. No lado direito, o mesmo acesso foi feito através do Hostname.



Perceba que pelo endereço IP, uma tela de confirmação é solicitada ao usuário. Pelo Hostname, a instalação do aplicativo é iniciada imediatamente sem a confirmação.

Conclusão

O endereço do compartilhamento não foi considerado como Intranet, por não ser caracterizado como um caminho UNC. Desta forma, a configuração de segurança do Internet Explorer, exige a confirmação por parte do usuário ao executar o aplicativo.

Espero ter ajudado com esta dica, mesmo simples, mas com certeza útil.

Grande abraço a todos.

Comentários