Certificação ITIL V3 Foundation | Renan Rodrigues

Já faz tempo que não posto no blog, muita correria do dia a dia... Mas hoje trago uma boa noticia, consegui mais uma certificação, agora em gerenciamento de serviços de TI, a ITIL v3 Foundation.

Recomendo a todos os profissionais que fazem parte da infraestrutura de TI em seu trabalho, seja em service desk, servidores, etc, que estudem as boa práticas que a ITIL orienta. Ela pode te ajudar a ter uma visão mais estruturada e organizada dos processos que fazem parte de todo o ciclo de vida dos serviços contínuos de TI, contando claro, que você passará a ter um diferencial no mercado de trabalho frente aos demais.

A prova é formada por 40 questões, a maioria com  perguntas e respostas de múltipla escolha curtas e de fácil entendimento. Você precisará de no mínimo 65% de acertos para passar.

Recomendo como leitura de estudo, o livro "Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI" do autor Marcos André dos Santos Freitas, que é um resumo dos cinco livros da ITIL e preparatório para o exame.

Deixo aqui uma dica, fique atento aos termos como, "Evento, IC, Incidentes, Problemas, Valor de Serviço, Utilidade, Garantia, dentre outros", além de se certificar que conheça todos o processos e funções das fases de vida do serviço (Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua).

A prova não se aprofunda exigindo maiores detalhes dos processos.

Qualquer dúvida deixe um comentário.

Abraços.

Comentários

  1. Realmente hoje em dia a certificação ITIL está muito valorizada no mercado pois mostra que o profissional está preocupado com como o serviço é entregue e como ele irá agregar valor ao negócio da empresa.
    Algumas informações adicionais sobre o processo de certificação pode ser encontrado no www.mundoitil.com.br.

    ResponderExcluir

Postar um comentário